23/05/10

Bons Vizinhos: procuram-se

Daqui a uns meses faz 6 anos que aqui moro.
Ao longo destes anos, das várias pessoas que já alugaram a casa ao lado, só um casal nos pareceu "normal": horários normais, sem barulhos por aí além nem grandes alvoroços.
Entre "senhoras" que trabalhavam à noite com roupa mais exuberantes e que saiam de casa pontualmente às 22h para apanhar o taxi à porta e voltar cerca das 4h/5h da manhã;  uma senhora e a sua tropa de marido copofónico e filho adolescente-revoltado; um segurança que se levantava às 4h da manhã e teimava em fazer a barba a essa hora e bater com a lâmina no lavatório; uma alucinada que tratava tão bem os filhos que me apetecia chamar a protecção de menores; e agora uma família de 5 pessoas que insiste em dar banho aos 2 filhos pequenos às 23h30, onde eles gritam sem parar parece que os estão a torturar!!!
Na passada 6ª feira eram 1h30 da manhã e estava a "digníssima" a lavar alguma coisa na casa de banho, mas o alvoroço era tanto que arrisco dizer que ela devia estar a tirar nódoas de um tapete!!! Recorri à pancadinha na parede para ver se parava o barulho. Nada! Outra vez uma toque menos suave na parede e de seguida oiço "algum problema?" com um sotaque que não sei se seria angolano ou cabo-verdiano (desculpem a minha ignorância). Com a calma possível respondi: o problema é o barulho. É 1h30 da manhã!!! Ouvi um resmungar num criolo irritado e... silêncio.
Mas foi sol de pouca dura: meia hora depois os conguitos, que devem ter 2 e 1 ano - no máximo - decidiram gritar como se não houvesse amanhã, e vieram abrir a porta de casa, sozinhos (já não é a primeira vez). E dez minutos depois foi a vez do pai de família chegar, a arrastar as pernas e a falar num tom de voz que parecia ele que morava numa vivenda isolada no meio do campo.

Por isso o meu apelo é:
têm bons vizinhos? Deem-lhes o devido valor...!!!

3 comentários:

  1. Nem de propósito!! Acabei de mandar uma mensagem com pedido de desculpas pelo barulho e confusão à minha vizinha da frente pela noite de Sábado e venho aqui ver o teu caderninho de apontamentos e vejo este post... ele há coisas...!

    ResponderEliminar
  2. Exacto. Há que saber viver em sociedade. O mundo não é todo nosso e sempre gostei muito de uma expressão que é : a minha liberdade termina onde começa a do próximo (principalmente quando o próximo está separado por uma parede)...

    ResponderEliminar