30/09/10

Austeridade...

O Sócrates falou, falou, falou... e não agradou!
Pudera, quase que nos puseram uma corda ao pescoço a cada família e nos decretaram uma exclusão de todo e qualquer à vontade/gozo/prazer que a vida nos possa fornecer!

Eu sei que pode parecer estranho, e a revolta toma conta de cada pessoa que se sente lesada com estas medidas de austeridade (toda a população, portanto!).
Mas se transferir isto para uma situação do nosso dia-a-dia, consigo perceber que o que se está a fazer até faz sentido.
Se verificarmos que, nas contas da nossa modesta casa, há mais despesas do que receitas o que é a primeira coisa que tento fazer? Aumentar a receita para compensar a despesa.
E se não houver como gerar nova entrada de dinheiro ou, em existindo, ela não seja suficiente? Só me resta cortar! Cortar nos gastos supérfulos, ou nos menos supérfulos se no fundo já não houver despesismo...!

É certo que o país não devia ter tantos encargos! Há submarinos, estadios e autarquias endividadas a mais. E também há para aí muito marmanjo a "mamar" à conta do Zé povinho (e aqui incluo os ciganos com Rendimentos de Inserção Social e que nunca se propuseram a fazer nada pelo país).
Já se adiou o TGV, o Aeroporto e até se está a retirar RIS a quem não prove ter direito a ele.

Vai nos custar muito, mas a mim "só" me parece que estão a arrumar a casa e a fazer um novo plano de contas - daqueles que nós também temos que fazer de vez em quando nas nossas próprias casas para não gastar mais do que podemos...

3 comentários:

  1. Isso é tudo verdade, mas o real problema é só se predisporem a essa arrumação da casa quando ela já está completamente de pernas para o ar, quando andam há 1/2 anos a empurrar o lixo para debaixo do tapete.

    ResponderEliminar
  2. ...so n percebo pq os funcionarios publicos tem d pagar mais q os outros e pq temos de continar c 80% do orçamento para frota automovel do estado. Se n ha dinheiro, pq vamos comprar carros novos????????
    ha qq coisa de mto mal nesta "casa" governo...
    qto ao IVA... é igual p todos e p os bens menos essenciais... acho mto bem!!!

    ResponderEliminar