19/09/12

Para que leias, um dia...

Nunca a frase "ter um filho é habituarmo-nos a andar com o coração fora do nosso próprio corpo" me fez tanto sentido...

A adaptação à escola tem sido muito complicada.
São muitas rotinas novas, poucos colegas que conheces,  novas regras, novas caras e novo espaço. E se antes achava que tudo isso seria facilmente ultrapassável, hoje dou-me conta que praparar uma criança para a escola primária não é só ensinar-lhe as letras e os números.

Tens sido forte, e eu sei que és capaz de ultrapassar isto. Não posso é dizer que seja de ânimo leve, porque também sei que te tem custado -e muito- ser forte para não desmoronar à porta da escola.
Se pudesse, tirava os meus braços do corpo para que os tivesses a aconchegar a abraçar até que te sentisses segura.
Tento te transmitir que não vai ser sempre assim, e espero ansiosamente aquele dia - que eu sei que vai chegar- em que me dizes que querias chegar mais cedo à escola para estar a brincar com os amigos mais tempo antes de tocar o sinal de entrada. Mas até lá, vamos continuar a dar a volta pelo caminho mais longo até que faltem só 2 minutos para as 9h...
Sinto que em vez de seres tu a crescer para poder suportar isto com ligeireza, eu tenho diminuido e estes dias me tem consumido meses de vida. Ando num pesar sem explicação e, além do coração estar pequenino e comprimido o dia todo, parece que só volto a ter ar para respirar quando te tenho ao pé de mim outra vez...

Qual trabalho de parto, qual quê!!! Acho que passava por um parto por semana e não me custava tanto como isto...
Espero que a adaptação seja breve. senão qualquer dia não tenho força em mim...
E que daqui a umas semanas venha cá escrever que esta fase, ruim e difícil, de adaptação está completamente ultrapassada.

Até lá, vou continuar a mimar-te até mais não. E a abraçar-te para que percebas que nós somos o teu porto seguro. Por mais barcos que possas apanhar tens sempre um porto seguro para onde voltas e onde te encaixas.
E, como me disse o teu pai, um dia ela tinha que sair de baixo das nossas asas e ser entregue ao mundo... Parece chegou o dia.

1 comentário:

  1. ...é impressionante como consegues pôr isto tudo em palavras... e que palavras!!!
    Também estava longe de imaginar que fosse tão difícil. (Até porque me lembro dos meus próprios primeiros dias de escola e não foram nada assim, foram de alegria porque tinha amigas para brincar).
    Mas tudo vai passar.... e um dia vamos sentir e tu vais escrever.... "Prova Superada".
    Muita Força para todos.

    ResponderEliminar